Solução digital para aumentar a doação de animais resgatados por ONGs.
O desenvolvimento do aplicativo se deu dentro da Imersão de de UX Design da Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia (EBAC). A jornada durou oito dias e se deu a partir da problemática “criar uma solução digital para aumentar a doação de animais resgatados por ONGs.”. Parte do processo foi a realização de UX research, arquitetura da informação + wireframing, desenvolvimento do visual design, prototipação e validação.
Para melhor identificar, organizar e posteriormente priorizar as informações relacionadas ao problema apresentado, foi utilizada a Matriz C.S.D (certezas, suposições e dúvidas)
A pessoa assume a responsabilidade de cuidar do animal e a ONG oferece suporte e acompanhamento pós-adoção para garantir que o animal seja bem tratado e esteja em um ambiente seguro.
Pessoas interessadas em adotar um animal resgatado entram em contato com as ONGs e visitam os abrigos ou lares temporários para conhecer os animais.
ONGs resgatam animais em situação de risco e cuidam deles em abrigos ou lares temporários.
As ONGs avaliam as condições de adoção, verificando se a pessoa tem condições financeiras e estruturais para cuidar do animal.
As ONGs têm recursos suficientes para resgatar e cuidar de animais em situação de risco.
As adotantes estão dispostas a oferecer um ambiente seguro e amoroso para os animais.
As adotantes têm boas condições financeiras e estruturais para cuidar dos animais.
As ONGs têm capacidade de divulgar informações sobre os animais disponíveis para adoção e promover campanhas de conscientização.
Qual é o impacto real da adoção de animais resgatados por ONGs na redução do número de animais abandonados e em situação de risco?
Existem barreiras sociais ou culturais que impedem as pessoas de adotar animais resgatados por ONGs em determinadas regiões ou comunidades?
As ONGs têm capacidade de oferecer suporte e acompanhamento pós-adoção para todos os animais adotados?
As ONGs conseguem se comunicar com as pessoas com eficiência para que elas saibam das oportunidades de adoção?
Com essa análise eu pude chegar aos seguintes resultados:
Pela visão de design:
Nessa etapa foi utilizada a desk research para coletar informações relevantes de fontes secundárias existentes, como relatórios, artigos, estudos de caso, entre outros, a fim de subsidiar o desenvolvimento da soluções digital. A desk research pode ser útil para entender o mercado, a concorrência, as tendências, as melhores práticas, as limitações e os desafios relacionados ao nosso tema de interesse. A pesquisa foi realizada seguindo os seguintes filtros:
O desafio é voltado para otimizar a doação de animais resgatados por ONGs especificamente, e não otimizar adoção no geral.
Identificar as principais ONGs que realizam doações de animais resgatados no Brasil.
O desafio envolve a criação de uma solução digital, portanto é importante encontrar referência de inserção digital de ONGs.
Descobrir o que faz o processo de doação mais difícil
Com a pesquisa eu pude identificar algumas oportunidades de melhoria para a experiência de doação de animais, entre eles:
Uma das principais dificuldades encontradas foi a comunicação entre a ONG e possíveis adotantes. A falta de transparência nas informações sobre os animais disponíveis para adoção e o processo de adoção em si pode gerar desconfiança e dificultar o engajamento das pessoas.
Outro problema encontrado foi a falta de acompanhamento pós-adoção e certa taxa de retorno de animais adotados. Uma solução para este problema seria desenvolver uma plataforma que conecte os adotantes a veterinários, treinadores e outros profissionais que possam fornecer orientação e suporte para garantir o bem-estar dos animais e reduzir a taxa de retorno.
Além disso, a falta de recursos e a falta de divulgação também foram apontadas como dificuldades para as ONGs. Neste caso, uma plataforma que permita além da adoão, mas doação online pode ser uma solução para ajudar as ONGs a arrecadar fundos para cuidar dos animais e promover campanhas de conscientização.
Por fim, a adoção de animais resgatados pode ser facilitada através de soluções digitais que permitam a adoção remota e online, eliminando barreiras geográficas e ampliando o público interessado em adotar. Um exemplo disso é o aplicativo PetPonto, que permite a adoção de animais resgatados por ONGs de forma remota e online.
Com o Service Blueprint foi possível ter de forma visual a representação do processo do serviço, incluindo as interações entre o cliente e o provedor, além dos bastidores do serviço. É um mapa que ajuda a identificar pontos problemáticos e oportunidades de melhoria no planejamento.
Com base no service blueprint elaborado, é possível identificar pontos de melhoria no processo de adoção de animais resgatados por ONGs. Dessa forma, a ferramenta proposta é um aplicativo completo que centraliza os serviços e informações atualmente dispersos em uma única plataforma e aproximará ONGs de possíveis adotantes e doadores, assim como pessoas que já são donas de pets que poderão vir a ser adotantes e doadores.
Outro benefício da plataforma são os patrocinadores que ajudarão a manter financeiramente o sistema e seus trabalhadores, assim como ajudar em doações gameficadas pelos usuários. A presença dos patrocinadores também traz cada vez mais credibilidade à plataforma, tornando-a mais atrativa para ONGs e usuários.
Com funcionalidades variadas é preciso, ainda mais, deixar a plataforma o mais simples e amigável possível para o usuário. Focar na simplicidade e usabilidade da plataforma.
Com o wireframe pude criar uma estrutura visual básica da interface do aplicativo, representando os elementos principais e suas interações.
Com o wireframe, foi possível testar a funcionalidade do aplicativo e fazer ajustes antes de iniciar o design visual completo. Além disso, a criação do wireframe permite uma melhor comunicação entre os membros da equipe e os stakeholders, já que é possível ter uma visão mais clara das funcionalidades e da organização do aplicativo.
mail@byjuliagarcia.com
Ao navegar neste site você concorda com o uso de cookies que lhe fornecem uma melhor experiência